05/08/2021 às 13h00min - Atualizada em 05/08/2021 às 13h00min

Segunda maior cidade da Austrália, Melbourne entra em novo “lockdown”

A cidade de Melbourne, a segunda maior da Austrália, entrou em “lockdown” pela sexta vez nesta quinta-feira como forma de combater um surto de covid-19 que atinge o país.

Melbourne se junta mais uma vez a Sydney e Brisbane, as outras duas principais cidades do país, que já estavam confinadas devido à propagação da variante delta na Austrália.

Daniel Andrews, governador de Victoria, onde está Melbourne, afirmou hoje que todo o Estado ficará em “lockdown” por sete dias. A medida foi adotada após oito novas infecções terem sido detectadas na cidade.

O anúncio de Andrews foi feito menos de quatro horas antes de a medida entrar em vigor já na noite desta quinta-feira. Ele culpou as baixas taxas de vacinação do país e acusou o Estado vizinho de Nova Gales do Sul de demorar muito para colocar Sydney em “lockdown”.

“Para ser muito franco, não temos um número suficiente de pessoas que foram vacinadas. Portanto, esta é a única opção disponível para nós”, disse ele. “Chegará o momento em que teremos mais opções, mas isso não é agora.”

Nova Gales do Sul registrou hoje o pior dia da epidemia desde que o “lockdown” em Sydney começou, no último dia 26 de junho. Foram 262 novas infecções no Estado, um recorde, e cinco mortes.

Victoria havia flexibilizado o último “lockdown” na semana passada. Na ocasião, Andrews afirmou que o Estado era a única região do mundo a vencer um surto da variante delta duas vezes.

Melbourne foi o principal epicentro da epidemia na Austrália no ano passado. Em agosto, a cidade chegou a registrar 725 casos em um único dia. Das 932 mortes por covid-19 em todo o país, 820 ocorreram em Victoria.

Apenas 15% dos australianos estão totalmente vacinados contra a covid-19, uma das taxas mais baixas no mundo desenvolvido. Recentemente, o primeiro-ministro do país, Scott Morrison, pediu desculpas à população pela lentidão da campanha de vacinação contra o vírus.

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.