Na coluna Gestão Robusta dessa semana, André Luiz Casagrande entrevista o médico veterinário e gerente da Ceva Saúde Animal, Marcos Malacco, sobre a importância da elaboração de um calendário vacinal para a produção pecuária.
Casagrande comenta que a saúde do animal é algo essencial para a produção e sustentabilidade da pecuária bovina. Por conta disso, é preciso que os produtores estejam atentos aos métodos de prevenção de doenças, tais como a vacinação.
“O não cumprimento de um calendário elaborado [...] deixam o rebanho sob riscos que podem resultar em prejuízos significativos, reduzindo a sustentabilidade do negócio”, diz Malacco.
O médico veterinário ressalta que a não obrigatoriedade da vacinação em boa parte do Brasil, como no caso da febre aftosa, pode contribuir com falhas na proteção contra doenças.
A tecnologia também surge como aliada na prevenção e desenvolvimento sustentável, contribuindo com ferramentas para uma melhor gestão e produtividade.
O especialista conclui dizendo que a sanidade e a nutrição são fatores de extrema importância na manifestação do potencial genético e reprodutivo do animal.
Ficou interessado e quer saber mais? Clique aqui e tenha acesso à coluna completa. Boa leitura.