A participação brasileira na Gulfood 2023 deve gerar US$ 750 milhões em negócios nos próximos doze meses, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para alcançar estes números, a ABPA e a ApexBrasil incrementaram em 20% a área destinada para o setor produtivo brasileiro no evento, que contou com uma infraestrutura superior a 450 metros quadrados.
A ABPA e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participaram, junto à diversas empresas brasileiras do setor alimentício e de bebidas, da maior feira mundial de alimentos voltada para o mercado halal, a Gulfood 2023, que aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 20 e 24 de fevereiro.
‘’Nossa participação na feira foi muito boa. Pudemos nos aproximar ainda mais de nossos clientes, fazer contatos para compradores em potencial e conhecer as demandas de mercados emergentes’’, afirmou Rafael Barros, representante da Naturafrig Alimentos, empresa de frigoríficos que participou dos cinco dias do evento.
Segundo Barros, a participação foi importante para contato maior com clientes ativos e em potencial. “Vários compradores nos abordaram em busca de negócios diretos por já terem tido contato com os nossos produtos anteriormente’’, comentou.
Mesmo com o mercado halal sendo o principal foco, outras regiões também apresentaram forte presença no evento. “É uma feira bem abrangente, com forte participação de Oriente Médio e China, mas também África e Europa. Nesse ano tivemos uma grande participação de países do sudeste asiático com grande influência de mercado e potencial de consumo’’.
Agora, a expectativa é que os contatos feitos durante a feira sejam convertidos em novos negócios, possibilitando a expansão da carteira de clientes das empresas participantes, bem como sua variedade de produtos e países atendidos. ‘’Estamos otimistas com 2023 e vamos trabalhar para que no próximo ano voltemos a Dubai Gulfood cada vez melhor’’, finalizou Barros.
Com informações da ABPA. Colaborou Vinicius Ferreira