Durante quase todo o mês de fevereiro, os preços do arroz em casca caíram no Rio Grande do Sul. Os valores seguiram a tendência de queda observada em vários setores superiores da cadeia produtiva (arroz beneficiado e varejo), embora com menos intensidade.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Pesquisa Aplicada (Cepea), essa baixa era esperada devido ao avanço da colheita e ao fato de os produtores terem negociado para pagar as despesas de curto prazo. Os negócios estão sendo fechados apenas quando os produtores precisam de dinheiro no curto prazo, apesar de a colheita estar em andamento.
As indústrias continuam recebendo alguns contratos a termo realizados anteriormente e estão apostando em preços menores à medida que as atividades no campo avançam.
Café
Em fevereiro, a média mensal do café arábica subiu e voltou ao nível nominal de novembro de 2022. Segundo os pesquisadores do Cepea, esse aumento aconteceu por conta da oferta controlada em relação a variedade e aos estoques internacionais ainda apertados, o que também favoreceu as valorizações no mercado externo.
Nos últimos dias, no entanto, as cotações internas do arábica flutuam bastante devido às oscilações internacionais e à retração de agentes nas negociações.
Da Redação, com Cepea