03/08/2021 às 17h00min - Atualizada em 03/08/2021 às 17h00min

Correção: Cielo conseguiu melhorias na logística e expansão do time comercial, diz seu presidente

(Texto foi alterado para corrigir informação referente à emissão da FIDC Receba Mais que não foi de R$ 200 bilhões, mas de R$ 200 milhões)

Gustavo Sousa, presidente da Cielo, que assumiu o cargo em maio deste ano, enfatizou que a estratégia da empresa não muda e que, no primeiro semestre, a companhia conseguiu entregar melhorias do sistema logístico, expansão do time de força comercial com a contratação de 500 pessoas e uma redução dos gastos normalizados. Ao conversar com jornalistas, em teleconferência na manhã desta terça-feira (3) para comentar os resultados divulgados na segunda (2), Sousa disse que um dos maiores destaques do semestre passado foi a logística.

A implementação do Instala Direto (time comercial que faz a instalação no ato da venda); adequação de contratos com parceiros, com foco em melhoria de SLAs (métricas de tecnologia); e a conclusão do Piloto Heroes (modelo futuro de logística de última milha) permitiram que o percentual de instalações das maquininhas em até 2 dias crescesse de 59% em março para 75% em junho.

Dentro das melhorias em logística, a Cielo finalizou o projeto Piloto Heroes (modelo em que o agente de pós-venda faz a entrega, instalação, manutenção e suporte aos lojistas das maquininhas, e que conta com um time de campo da própria Cielo), o que ajudou para que o percentual de segundas visitas nos estabelecimentos caísse para 1,2% em junho e que o nível de satisfação (medido pela SLA) atingisse 96%.

“Este novo modelo de logística melhorou as métricas da Cielo”, comentou Souza. O projeto Piloto Heroes atendeu 1.820 clientes, em 6 cidades. A previsão é que seja ampliado para mais 153 cidades.

WhatsApp Pay

Outra estratégia destacada na teleconferência foram os resultados do WhatsApp Pay, serviço de pagamentos habilitado pelo Facebook Pay e pelo Facebook Pagamentos e que no Brasil é processado pela Cielo. Ele evitou detalhar quais foram esses resultados, mas disse que superou as expectativas.

Sousa comentou que a estratégia da empresa é ser o melhor provedor de serviços de pagamentos do Brasil, dando a entender que quer oferecer serviços premium para seus clientes. Para tanto, o funding envolve melhora nos gastos e a captação por meio de novos FDICs.

Para a expansão de novos produtos de prazo e crédito, foram emitidos FIDC Emissor, no valor de R$ 6,5 bilhões e o FIDC Receba Mais, de R$ 200 milhões.

“Podemos captar até R$ 450 milhões com Fdic [Receba mais], de operações do chamado crédito fumaça [garantido pelo fluxo futuro de recebíveis de cartões, isso para aplicar em linhas de capital de giro neste semestre]”, disse, ao se referir à nova norma resolução 4.734 do BC, cujos resultados na Cielo não foram visíveis. Nessa regra, todos os valores recebidos por vendas feitas com cartões terão de ser registrados em câmaras registradoras, que irão atestar a existência e a unicidade desses recebíveis.

Aprendizado

O presidente da Cielo afirmou que, no primeiro semestre, a empresa teve uma “curva de aprendizado” com esse novo sistema de registro de recebíveis no cartão de crédito, assim como toda a indústria, o que é normal, na visão dele. “Nos próximos meses veremos a normalização disso”, disse a analistas, na teleconferência desta terça-feira.

Uma das formas de uso dos recebíveis de cartões era pelas credenciadoras (as empresas de “maquininhas”), como a Cielo Brasil, ou na obtenção de crédito bancário. Com a norma, o registro torna essas operações mais seguras. Ao mesmo tempo, tira a chamada “trava bancária”.

Conforme noticiado pelo Valor, a nova regra de recebíveis de cartões ainda enfrenta dificuldades técnicas e operacionais. O principal problema, segundo apurou a reportagem, é que, por uma combinação de fatores, os participantes do mercado ainda não conseguem enxergar a “piscina” toda de recebíveis, e sim bolsões dela.

A Cielo informou que, no primeiro semestre, adotou medidas para gerenciar seus passivos, com novas captações no total de R$ 7,0 bilhões, que permitiram reforçar o caixa para amortização de passivos de curto prazo, o alongamento do perfil de endividamento e o acesso a novas fontes de recursos, como foi o caso do FIDC Receba Mais.

“Essas medidas, além de endereçar as obrigações de curto prazo no total de R$ 5,9 bilhões, reforçam o interesse e a capacidade da companhia em seguir expandindo os produtos de prazo a seus clientes, bem como avançar na oferta de linhas de capital de giro, iniciada em maio deste ano”, conforme nota da companhia.

Varejo

Sousa voltou a destacar que o foco da companhia é no varejo. Para tanto, foram contratadas 500 pessoas do time comercial. Segundo ele, essa equipe atua como consultora, assim como foi treinada para originar e manter clientes. “Esperamos compartilhar os resultados dessa estratégia no terceiro e quarto trimestres.”

Ele disse que houve perda de market share (participação do mercado) puxado pelo segmento de grandes contas, em comparação com seus concorrentes. Mas minimizou esse cenário. “Temos visto apetite dos concorrentes por grandes contas, por isso perdemos market share da Cielo. Nosso foco é voltar a ganhar market share no varejo.”

O volume financeiro capturado pela Cielo no segmento Varejo e Empreendedores passou de 34,1% do total no segundo trimestre de 2020 para 39,3% no mesmo período deste ano. Já em grandes contas, esse percentual caiu de 65,9% para 60,7%.

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