A maioria das bolsas europeias fechou em alta nesta terça-feira (3), recebendo impulso dos balanços trimestrais positivos no continente, com destaque para a petrolífera britânica BP.
O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 terminou o dia em alta de 0,20%, a 465,38 pontos, batendo novo recorde de fechamento. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 avançou 0,34%, enquanto o CAC 40, de Paris, subiu 0,72% e o FTSE MIB, de Milão, encerrou com leve ganho de 0,02%. O IBEX 35, de Madri, escalou 0,16%, na sessão de hoje. Entre os principais índices nacionais, somente o DAX, referência da Bolsa de Frankfurt, terminou em queda ligeira de 0,09%.
A ação da BP subiu 5,64% em Londres, depois que a companhia reportou lucros acima do esperado e anunciou um programa de recompra de ações de US$ 1,4 bilhão, além de elevar o pagamento de dividendos.
Apesar do otimismo alimentado pelos balanços corporativos, os investidores seguem receosos em relação ao aumento do número de casos da variante Delta da covid-19, sobretudo na Ásia, que ameaça a recuperação econômica global, além dos temores em torno da escalada regulatória na China.
"A confiança foi prejudicada pelos comentários sugerindo que as companhias de videogames on-line podem ser uma área alvo para [o governo central da China] no futuro", disse Edward Park, chefe de investimentos da Brooks Macdonald. "Isso significa que os riscos não irão embora. É difícil para os investidores investirem com este risco."
Entre os dados econômicos que ajudaram a impulsionar as bolsas da Europa nesta terça, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 1,4% em junho, na comparação com o mês anterior, e avançou 10,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado.