29/12/2022 às 14h06min - Atualizada em 29/12/2022 às 14h17min

Novo governo terá Carlos Fávaro na Agricultura e André de Paula na Pesca

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou os nomes dos 16 futuros ministros que irão compor seu governo a partir de 1º. de janeiro de 2023. Com o anúncio, Lula encerra a convocação dos indicados para os 37 ministérios de seu próximo mandato, o terceiro como presidente da República.

Entre os nomes que farão parte do primeiro escalão do Executivo, alguns já eram esperados, como senador Carlos Fávaro (PSD-MT) para ocupar a Pasta da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Apesar de alguma resistência interna dentro do setor, o nome de Fávaro recebeu o endosso do ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP-MT). 

Fávaro ganhou projeção política nacional em 2018 por conta de seu trabalho à frente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

“O nosso trabalho será em prol da produção de um agro sustentável, que faz parcerias. Nossa meta é retomar a boa relação com países que sempre foram parceiros como a China, países da América Latina e da União Europeia”, disse Fávaro em coletiva após o anúncio.

Outro nome confirmado nesta quinta (29) foi o do deputado federal André de Paula (PSD-PE) como ministro da Pesca. A pasta foi entregue após um acordo que entregou a PSD, União Brasil e MDB três ministérios cada, como forma de melhorar a governabilidade a partir do ano que vem.

André de Paula foi uma indicação da bancada do PSD na Câmara, que tem 42 deputados, um número considerado expressivo e fundamental para Lula aprovar os projetos de interesse do Executivo.

Além da Pesca e da Agricultura, o PSD também vai controlar o Ministério de Minas e Energia, com o senador Alexandre Silveira (MG).

Lula também anunciou a volta da deputada federal Marina Silva (Rede-AC) ao Ministério do Meio Ambiente. A senadora e ex-candidata Simone Tebet (MDB-MS) ficou com a Pasta do Planejamento.

Colaborou Melissa Cerozzi - com informações de Conteúdo Estadão e Metrópoles


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.