Levantamento mensal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agrícola (Imea), informa que a utilização dos frigoríficos cresceu no estado em setembro, porém, o setor espera queda novamente em outubro. Os motivos são a demanda interna estagnada e o recuo nas exportações. O Mato Grosso é o estado com o maior rebanho bovino Nacional.
Em setembro, a capacidade real subiu 3,21%, chegando a 84,83% frente a agosto. Já a capacidade operacional subiu de 3,40%, para 63,99%. Para aferir a capacidade operacional leva-se em conta apenas os frigoríficos instalados e operando no estado.
Relatório semanal divulgado na segunda-feira (24) pelo Imea, mostra que “essa menor ociosidade que ocorreu no interior das indústrias foi pautada, principalmente, pelo aumento no abate diário de bovinos, na média de 7,1%, devido à diminuição no número de dias úteis, comparado ao mês anterior”.
O mercado interno no estado do Mato Grosso permanece sem força e as exportações sinalizam recuo na medição parcial de outubro, o que poderá aumentar a ociosidade da indústria local neste mês.
Da Redação, com CarneTec