02/08/2021 às 10h23min - Atualizada em 02/08/2021 às 12h08min

Coquetel de bactérias aumenta produtividade do arroz de área alagada

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa) desenvolveu um coquetel de bactérias que aumenta em até 30% a produção do arroz irrigado plantado na região Sul do país.

A informação está no site da Embrapa, onde o estudo completo está disponibilizado para os agricultores. Eles desenvolveram um consórcio de bactérias que promove a absorção mais eficaz do nitrogênio pela planta.

A Embrapa Clima Temperado (na região do Rio Grande do Sul) conseguiu chegar a um coquetel de bactérias chamado Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). As leguminosas utilizam essa técnica para absorver o nutriente da atmosfera. No plantio do arroz em terra alagada, elevou a produtividade em 30%.

Agora, os pesquisadores buscam parceiros para colocar o produto no mercado. As bactérias se transformam em um novo bioinsumo.

A cultivar BRS Pampa CL, com adubação nitrogenada de cobertura reduzida (90 kg de N por hectare) combinada com dois consórcios bacterianos, resultou em elevadas produtividades em quatro safras agrícolas. Os resultados obtidos comprovaram que a formulação de um inoculante turfoso tem eficiência agronômica na produtividade.

Também foram registrados valores elevados de índice relativo de clorofila e maior acúmulo de nitrogênio nos grãos de arroz como efeito da FBN. A produção de massa seca da parte aérea foi 33% superior em relação ao cultivo feito sem nitrogênio e sem as bactérias de Fixação Biológica do Nitrogênio.

Da Redação


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.