Com a melhora do clima, o Rio Grande do Sul atinge 80% do plantio de trigo nas áreas previstas. O estado é o segundo maior produtor nacional do cereal. Mesmo com todo o plantio registrado até aqui, nesse mesmo período do ano, em 2021, 89% do trigo estava plantado e média histórica chega a 90%, segundo o MoneyTimes com dados da Emater-RS.
O relatório do governo do Rio Grande do Sul informa que “com a sequência de dias sem a ocorrência de chuvas – entre 29 de junho e 02 de julho – e a decorrente diminuição do teor de umidade nos solos, foi possível retomar a semeadura e intensificar a operação onde havia atraso”.
A insegurança entre produtores estava nas intensas chuvas que caíram até a semana passada, impedindo máquinas e equipamentos de entrar nas lavouras. No noroeste gaúcho os trabalhos estão mais adiantados. Em alguns municípios o plantio chega próximo a 100% da área prevista, porém, na região da serra, o plantio ainda está atrasado.
“A maior incidência de radiação solar traduziu-se também em melhores condições para as lavouras implantadas anteriormente e que apresentavam um aspecto mais amarelado. Foi observado um crescimento mais rápido, e as plantas tomaram um porte mais vigoroso”, conclui o relatório.
Da Redação