O Rabobank, banco de fomento ao agronegócio, informa que as exportações de carne bovina vão bater novo recorde em 2022 e chegar a um crescimento de 10% em relação a 2021, de acordo com o site CarneTec. O relatório com as projeções foi divulgado nesta quinta-feira (30).
O relatório do banco diz que “o forte retorno das exportações para a China e a manutenção no ritmo de embarque para os Estados Unidos, Egito e Emirados Árabes Unidos trazem nova dinâmica para as vendas externas que podem indicar um novo recorde no volume e no faturamento do setor”.
Mesmo com todos os problemas internos e as suspensões temporárias, a China foi a maior importadora da carne bovina brasileira nos 5 primeiros meses deste ano. Embarcou 437 mil toneladas. Sendo 49% de toda a carne bovina exportada pelo Brasil e registrando um crescimento de 38% em relação ao mesmo período do ano passado.
Para a surpresa do próprio mercado, o segundo maior importador da nossa carne neste período foram os Estados Unidos. As compras cresceram 110% no período e foram compradas 71 mil toneladas.
Um dos efeitos, segundo o Rabobank, é o aumento da carne bovina no varejo brasileiro. Eles estavam em queda desde abril. Mas as exportações provocaram um movimento de alta.
O documento do banco diz ainda que espera que os preços se sustentem no terceiro trimestre do ano. Um dos fatores que provocam a expectativa são possíveis novos embargos por parte da China.
Dois eventos importantes para o varejo brasileiro devem aquecer ainda mais as vendas no mercado interno. A campanha eleitoral, onde encontros e churrascos são a regra, e a Copa do Mundo, no final do ano. “Os preços ainda sustentados da ração também devem favorecer a demanda pela carne bovina em comparação com as carnes de frango e suína”, diz o relatório.
Da Redação