As exportações catarinenses de carne de frango alcançaram, em abril, os melhores índices do ano, tanto em volume quanto em valor, informou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural na última quinta-feira (09). O estado exportou 89,41 mil toneladas do produto, com receitas que ultrapassaram os US$188 milhões. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
“De toda a carne de frango que o Brasil exporta, 28% vêm de Santa Catarina e isto é fruto do trabalho dos nossos avicultores, da nossa agroindústria, do nosso sistema sanitário coordenado pela Cidasc [Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC]. Esse trabalho é feito por mais de 66 mil famílias que trabalham em cooperativas e agroindústrias. Dessas, 6 mil famílias estão diretamente envolvidas na produção de aves”, disse o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto, em nota.
Em comparação a abril de 2021, a alta é de 35,6% no faturamento e 6,3% na quantidade exportada. Já em relação a março de 2022, as altas são de 9,1% nas receitas e 0,6% na quantidade. Os principais destinos neste ano são: Japão, Países Baixos, China, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Juntos, os países respondem por 53,5% das receitas do estado com o produto.
Quadrimestre
Santa Catarina foi responsável por 23,6% das receitas geradas pelas exportações brasileiras de carne de frango nos quatro meses iniciais do ano. O estado exportou 336,47 mil toneladas, com um faturamento de US$660,14 milhões, altas de 8,5% e 30,2%, respectivamente, na comparação com os quatro primeiros meses de 2021.
No primeiro quadrimestre, os dez principais destinos do produto catarinense apresentaram altas nas receitas, com destaque para os Países Baixos (39%), a Arábia Saudita (32,6%) e os Emirados Árabes Unidos (46,4%). Outro destaque do período foi a ampliação do México em 342,3% nas compras de carne de frango catarinense.
Conforme o analista da Epagri/Cepa Alexandre Giehl, “a perspectiva é que os embarques para o México cresçam ainda mais nos próximos meses, já que recentemente o país anunciou a suspensão de tarifas para a importação de carne de frango de nações que tenham estabelecimentos habilitados a exportar o produto para lá, como é o caso do Brasil”. Nos primeiros quatro meses do ano, Santa Catarina exportou 10,9 mil toneladas de carne de frango para o México.
Da Redação com CarneTec