Na coluna desta semana, o engenheiro agrônomo João Menezes fala sobre pastagens em solos férteis como estratégia para ganho de arroba.
As pastagens brasileiras, na maior parte da área, têm sido trabalhadas sem o uso de corretivos e adubos, porém mesmo em épocas de elevados preços as pastagens continuam respondendo economicamente às adubações.
A amostragem de solo deve ser feita em épocas de elevados preços, pois assim “haverá tempo para analisar os resultados, aplicar calcário e quando chegar as chuvas, com o solo corrigido, iniciar as adubações”, indica o especialista.
Menezes fala sobre o tempo adequado para a aplicação de calcário no solo para aa melhor absorção dos nutrientes. “Mesmos os produtos mais finos necessitam de um tempo de reação no solo, além da presença de umidade. Sendo aplicado no cedo, quando chegar as chuvas, a partir de setembro e outubro, pode-se iniciar as adubações”, completa.
O especialista também fala sobre como obter o melhor resultado em áreas intensivas, irrigadas ou não e sobre adubação orgânica, entre outros temas.
Confira a coluna Mais Arrobas desta semana clicando aqui.