A produtividade média da pecuária brasileira precisará aumentar em cerca de 45% dentro de 8 anos para que a produção nacional de carne bovina possa atender às demandas externa e interna projetadas para 2030. As informações foram divulgadas no relatório Beef Report 2022, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e publicadas pelo site CarneTec.
Em relatório publicado no dia 1º de junho no site da Abiec, a entidade disse: “No cenário mais conservador, as exportações de carne bovina brasileira ultrapassarão a marca de 3 milhões de toneladas entre 2025 e 2030. Para garantir o atendimento do mercado interno e externo, a produção de carne precisará aumentar 35% entre 2020 e 2030 (...) Esse aumento só será possível com um incremento de 45% na produtividade média da pecuária brasileira.”.
O relatório fortalece números, informações e projeções da consultoria Athenagro, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
A expectativa da Abiec é que as exportações brasileiras de carne bovina batam um novo recorde em 2022, alcançando um faturamento de dois dígitos pela primeira vez na história, segundo o presidente da entidade, Antonio Jorge Camardelli, em mensagem divulgada no relatório. No último ano, o faturamento foi de US$9,2 bilhões.
Da Redação