A produção de carne bovina brasileira vai crescer 11,2 milhões de toneladas até 2025, estima o Rabobank, em relatório apresentado nesta segunda-feira (23). A informação é do site especializado CarneTec.
O analista de proteína animal do Rabobank, Wagner Yanaguizawa, em relatório diz que “esperamos que a produção de carne bovina brasileira continue a crescer até 2025 para atender à demanda chinesa e de seus outros destinos.”. Em 2021, o Brasil produziu 9 milhões de toneladas. Os dados são de uma pesquisa do Rabobank.
A maior parte da carne produzida no Brasil continuará como destino a China. Ela vai passar a importar volumes cada vez maiores de carne bovina brasileira nos próximos anos, isso porque o consumo interno cresce exponencialmente e ela depende do Brasil por produzir na escala que ela consome. Só o Brasil vai conseguir atender ao mercado doméstico chinês. No ano passado, 37% de toda a carne importada pelo país asiático foi produzida no Brasil. Independentemente das suspensões das compras por cerca de três meses.
A instituição bancária voltada para o agronegócio avalia que a China vai importar 2,6 milhões de toneladas de carne bovina até 2025 do Brasil. Segundo o site CarneTec, “a taxa de crescimento anual composta (CAGR) das exportações brasileiras para a China dos últimos cinco anos foi 5,4%. Se esse crescimento continuar, espera-se que o Brasil exporte cerca de 1,3 milhão de toneladas de carne bovina para a China em 2025.”.
Da Redação