12/05/2022 às 09h43min - Atualizada em 12/05/2022 às 09h43min

Campos de plantações para Girassol ganham Zoneamento Agrícola para a safra 2022/2023

O Brasil deve se voltar para o plantio e industrialização do girassol. Com um mercado externo imenso, ele está órfão desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia, maior produtora mundial e que detinha 52% das exportações mundiais do óleo de girassol. 

Como ela é um produto agrícola bastante rústico, suportando altas e baixas latitudes, frio, calor e seca, pode ganhar espaço no agronegócio brasileiro. O valor do seu óleo é bem superior ao da soja e o mais consumido na Europa.

As fases mais sensíveis ao déficit hídrico ocorrem durante a semeadura, emergência das plantas e, principalmente, do início da formação do capítulo ao começo da floração seguida da formação e enchimento de grãos.

A planta desenvolve-se bem em temperaturas variando entre 20ºC e 25ºC, embora a temperatura ótima para seu desenvolvimento, situa-se na faixa de 27ºC a 28ºC. Para a obtenção de boas produtividades o girassol necessita de chuvas entre 500 a 700 mm, bem distribuídos durante o ciclo. O consumo de água pela cultura do girassol varia em função das condições climáticas, da duração do seu ciclo e do manejo do solo e da cultura.

Também foi considerado no estudo do zoneamento agrícola do girassol (Zarc), a associação das condições climáticas ao risco fitossanitário, uma vez que o clima pode ou não favorecer o desenvolvimento de importantes doenças que afetam a cultura.

Por que seguir o Zarc?

Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). 

Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento. 

 

Da Redação, com Mapa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.