As exportações catarinenses de frango cresceram 28% no primeiro trimestre de 2022 na comparação com o primeiro trimestre de 2021, segundo informações da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural daquele estado, registra o CarneTec.
Ricardo Miotto, secretário da agricultura, disse que “o agronegócio representa quase 70% das exportações catarinenses e 30% do nosso PIB. É importante destacar que esse resultado é alicerçado no trabalho árduo dos produtores, agroindústrias e na segurança sanitária que o estado provém por meio dos controles desenvolvidos pela Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina)”.
Nesses primeiros três meses do ano, o estado é responsável por 23,6% do faturamento brasileiro com as exportações de carne de frango. A grande maioria dos compradores ampliaram as suas importações. Os destaques que merecem registro são a Holanda, que comprou 43,2%, Emirados Árabes Unidos, com 40,7% e o México, que ampliou suas compras em 707,7%.
No entanto, o maior importador de frango catarinense continua sendo o Japão. O país embarcou 34,1 mil toneladas que resultaram numa receita de US$ 67,2 milhões.
Os números são divulgados pelo Ministério da Economia.
Somados os embarques totais apenas em março, Santa Catarina exportou 88,8 mil toneladas de carne de frango, a US$ 172,4 milhões, com alta de 18% a 21,5%, na comparação com fevereiro.
Da Redação