O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) fez a primeira estimativa da safra de soja desta temporada no Mato Grosso, informa o Safras & Mercado. Espera-se uma área plantada de 11,13 milhões de hectares. Um crescimento de 2,55% em relação à safra de 21/22.
A grande valorização dos preços da soja, a demanda aquecida e o cenário de preços favoráveis dos subprodutos da soja, como o farelo de soja, são motivos que levaram os produtores a converter áreas antes ocupadas por pastagens e outras culturas para o plantio de soja, principalmente no nordeste, noroeste e norte do estado.
A produtividade está estimada em 58,62 sacas por hectares. Uma queda de 1,26% em relação à passada. As projeções são limitadas. Espera-se alguns fatores: condições climáticas e incertezas de investimento devido ao alto custo de produção. Com isso, a produção está projetada em 39,48 milhões de toneladas para o estado.
As informações, divulgadas pelo Safras & Mercado, são da Estimativa de Safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).
Da Redação