26/04/2022 às 07h03min - Atualizada em 26/04/2022 às 11h03min

Cai 10% o abate de bovinos no Rio Grande do Sul

Foram abatidas 419,86 mil cabeças de gado, 10% a menos em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Os dados são do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgados nesta segunda-feira (25).

A produção de carne bovina por abates no estado passou a ser estimada em 9,93 mil toneladas no trimestre. Uma queda de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A Nespro informa em sua Carta Conjuntural que “a retenção de fêmeas, a forte seca local, os custos altos dos grãos e rações para engorda e a diminuição de rebanho nos anos anteriores, explicam este comportamento pelo lado da oferta e a queda no consumo interno pelo lado da demanda.”.

O abate de fêmeas caiu significativamente, alcançando 40,2% no período. Para a Nespro, um resultado extremamente expressivo. Foram 168,9 mil cabeças. Para os machos com mais de 36 meses os números também são altos, caindo em 19%.

A Nespro afirma que no primeiro trimestre de 2022, foi observado o menor abate nos últimos quatro anos, com uma queda de 21% em relação ao maior volume alcançado em 2019. A média dos quatro anos foi de 472 mil cabeças, relata o CarneTec.

A expectativa é que a entressafra no estado, que tem históricos de aumento de preços na arroba do boi, seja esperado para o segundo trimestre.

“Contudo, alguns elementos ainda constituem incertezas para um prognóstico mais preciso, devido às áreas que serão ocupadas por cereais de inverno, os efeitos residuais da estiagem, a provável habilitação de uma nova planta frigorífica para exportação à China e o nível de retenção de matrizes que ocorrerá após o diagnóstico de gestação que está ocorrendo neste momento”, diz a Carta da Nespro.

Da Redação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.