A decisão do governo chinês em suspender, por sete dias, a exportação de carne bovina de três frigoríficos brasileiros (JBS, Marfrig e Naturafrig) está gerando repercussão no mercado. Nesta terça-feira, um dos frigoríficos impactados pela decisão, Naturafrig, emitiu uma nota dizendo que irá respeitar a decisão do governo chinês e aguarda o período de suspensão da medida para retornar a exportar carne in natura para aquele país.
Em nota, a Naturafrig Alimentos também diz que intensificou os controles e procedimentos das medidas sanitárias impostas pelas autoridades de saúde internacionais.
Confira abaixo a nota na íntegra.
"Pirapozinho, 19 de abril de 2022 – A despeito da suspensão da importação de carne por sete dias pelo governo chinês, no último dia 16 de abril, a Naturafrig Alimentos reforça que, desde o início da pandemia, cumpre todas as determinações estabelecidas pelas autoridades internacionais com relação aos protocolos sanitários no combate ao coronavírus, em todas as suas unidades produtoras.
Todavia, entende e respeita a decisão dos técnicos da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC) na determinação temporária em suspender a importação de carne in natura da unidade produtora de Pirapozinho (SIF 1365), localizada no interior paulista, devido à detecção de coronavírus em embalagem externa de produtos exportados à China.
A Naturafrig Alimentos informa que, devido a notificação pela GACC, suspendeu por dois dias as atividades produtivas no frigorífico de Pirapozinho (SP) com a finalidade de realizar o processo completo de higienização e sanitização de toda a indústria, com posterior testagem das superfícies de contato e ambientes das salas de produção.
Cabe destacar que as outras unidades industriais da Naturafrig Alimentos não foram afetadas pela medida temporária.
Por fim, a Naturafrig Alimentos ressalta que, em face de todas as medidas de prevenção implementadas, e intensificação dos controles e procedimentos, garante o compromisso da empresa em fornecer produtos seguros aos mercados mais exigentes, tal como o mercado chinês, país com o qual a empresa tem uma excelente relação de negócios, destino principal dos produtos in natura do frigorífico."