A saca de 50 quilos de arroz em casca, com 58% de grãos inteiros, voltou a superar os R$ 75,00, segundo o indicador Centro de Estudos de Economia Aplicada (Cepea/IRGA-RS). Os analistas do Cepea dizem também que os preços seguem firmes, mesmo registrando aumentos de menor intensidade nos últimos dias, resultado da redução da oferta de arroz no Brasil.
No início da safra no Rio Grande do Sul, as avaliações indicavam que a safra de 2022 seria igual à de 2021. Mas hoje já se sabe que, agora, os dados indicam que a oferta no Sul deve ser 13,6% inferior à do ano passado, e a nacional, 12,1% menor.
Com esse cenário e com a nova alta dos preços dos combustíveis, as negociações de arroz em casca estiveram mais restritas na última semana em relação a períodos anteriores. Segundo colaboradores do Cepea, agentes seguem à espera do recebimento dos lotes já adquiridos, avaliando a necessidade de renegociação de fretes.
Temos também a “queda de braço” entre vendedores e compradores quanto ao preço de comercialização que limitou os negócios. Entre 8 e 15 de março, o Indicador do arroz em casca CEPEA/IRGA-RS, 58% grãos inteiros (média ponderada e pagamento à vista) subiu 0,37%, fechando a R$ 75,13 a saca de 50 quilos nesta terça-feira (15).
Da Redação, com Cepea