Em relatório divulgado nesta segunda-feira (7) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revelou que a pecuária de corte no Mato Grosso vai sentir os efeitos da guerra entre Ucrânia e Rússia, segundo informa o site CarneTec.
Para o Imea, “os conflitos entre a Ucrânia e a Rússia têm gerado impactos políticos e econômicos em todo o mundo, o que também traz um alerta quanto a possíveis implicações sobre a pecuária mato-grossense”.
Os preços dos insumos começam a desestabilizar o setor. A soja teve aumento de 7,15%, enquanto o milho, 8,64% em fevereiro. Essa alta deve impactar os custos de produção em 2022, prevê o Instituto.
O estado exportou 8,73 milhões de toneladas de carne para a Rússia em 2021 e os embarques em 2022 podem ficar comprometidos se a crise não terminar. A Rússia é o nono mercado importador de carne bovina do Mato Grosso.
O Imea aconselha que os pecuaristas fiquem atentos para os desdobramentos e afirma que estejam preparados para possíveis mudanças no mercado. Segundo CarneTec, “analistas têm alertado para o aumento de custos de produção, como resultado do conflito na Ucrânia, principalmente para aqueles produtores mais dependentes dos grãos para alimentação animal, como os de suínos, frangos e bois de confinamento”.
Da Redação