08/03/2022 às 07h32min - Atualizada em 08/03/2022 às 09h30min

Mercado do boi tem preços compassados no mercado interno e recordes nas exportações

O mercado do boi gordo esteve compassado no mês de fevereiro, segundo pesquisa dos analistas da Scot Consultoria, o zootecnista Felipe Fabri e a engenheira agrônoma Jéssica Olivier. Eles dizem que houve pressão de baixa em algumas praças monitoradas.

A queda só não foi mais forte porque faltou gado pronto para o abate. Jéssica avalia que no Mato Grosso a oferta foi menor em algumas praças. Ela credita a situação à péssima qualidade das pastagens, o que retarda a entrada dos animais no mercado.

O clima impactou a safra e atrasou a chegada dos animais terminados.

Ela também acredita que esse ano houve mais abate de fêmeas. Ao contrário do que acontece com regularidade nesse período do ano, devido a temporada de monta. Teremos mais vacas à disposição, mas não se espera um ano bom para essa categoria. Haverá retenção de fêmeas.

A agrônoma acredita que o mercado vai continuar compassado, e que os preços devem se manter. De outro lado, as exportações superaram as expectativas, graças à China.

Os dois analistas concordam que o período de embargos à carne bovina brasileira no ano passado ajudou as exportações no começo de 2022. Eles dizem que o país ficou sem estoques e recorreu às fortes compras no começo deste ano.

Tanto que em fevereiro deste ano houve um recorde nas exportações em comparação com o mesmo período dos outros anos. Exportamos 159 mil toneladas, contra 115 mil em fevereiro passado. Geralmente, as exportações para a China tomam tração a partir de março. Em janeiro, também houve recorde de embarques para o mês.

A diferença entre os mercados interno e externo é grande e a diferença entre as praças também é expressiva. Praças referências como a de São Paulo têm melhores preços do que outras espalhadas pelo país.

Consumo interno

Jéssica afirma que o consumo foi bom no começo de março, período de carnaval, e que os preços devem se manter. No atacado, os preços devem ser bons, uma vez que os varejistas começam a repor estoques a partir da primeira quinzena de março. O que deve impulsionar o mercado do boi gordo.

Da Redação

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.