A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirma que a indústria avícola nacional deverá consolidar US$ 1 bilhão em negócios nos próximos 12 meses a partir de contatos realizados na feira Gulfood, ocorrida em Dubai, segundo o site especializado em proteína animal, CarneTec..
A entidade esteve na feira com a intenção de promover a indústria de aves brasileira e se tornou a líder do processo, ao lado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Em apenas cinco dias de evento, 20 agroindústrias produtoras e exportadoras associadas à ABPA realizaram negócios de mais de US$ 50 milhões em vendas unicamente para clientes do Oriente Médio, da África, Ásia e Europa.
Além da divulgação do segmento avícola brasileiro, as duas entidades promoveram eventos de degustação das marcas Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck.
Foi usado um QR Code onde estão armazenados dados sobre o perfil de todos os produtos avícolas que o Brasil produz, com o status sanitário e a todos os cuidados sustentáveis da produção, que hoje é um pressuposto, além dos dados das empresas exportadoras do Brasil.
No setor gastronômico, além das tradicionais receitas de omeletes consumidos no Brasil, a ABPA preparou pratos típicos dos países islâmicos, como o shawarma, feitos com cortes de frango e de pato.
O presidente da ABPA, Ricardo Santin, afirmou em nota que “entre as feiras internacionais, a Gulfood foi a única a seguir o calendário sem interrupções, graças a um bem-sucedido protocolo implantado e respeitado por todos os expositores”.
“Este ano, havia um clima de forte retomada da participação no evento de Dubai, o que se comprova pelos números de negócios e pelo serviço de pratos em nossa área gastronômica. São resultados importantes em um momento em que produtores buscam expandir a atuação internacional do setor brasileiro como forma de superar os desafios impostos pelas altas nos custos de produção.”
Da Redação