O mercado futuro do açúcar branco, segundo o ICE (Índice Intercontinental) apresentou queda na commodities, assim como o café. Para março de 2022 ele foi comercializado com queda de 0,14 centavos de dólar. A produção da Tailândia e da Índia provocam neste momento a pressão de baixa no mercado internacional, segundo o site especializado em economia MoneyTimes.
Com a perspectiva de melhores safras no Brasil, os operadores especulam reduzindo suas posições. Um exemplo, é o comprador estatal egípcio Egyptian Sugar and Integrated Industries Company (ESIIC, na sigla em inglês), que emitiu ordem de compra de 50 mil toneladas de açúcar bruto.
Para maio, a situação é ainda pior. O açúcar branco caiu 7,20 dólares, ou menos 1,5%, chegando a 482,20 dólares a tonelada.
Café
O café também não apresenta boa performance no mercado futuro. O arábica perdeu 4,15 centavos de dólar, ou 1,6%, e foi comercializado nesta segunda-feira (14) a 2,479 dólares por libra-peso. É a maior queda de um pico de 10 anos consecutivos de 2,6045 dólares atingido na semana passada, informa o MoneyTimes.
A mesma fonte mostra que o café robusta para maio caiu 27 dólares, ou 1,2%, a 2.243 dólares a tonelada.
Os operadores indicam que não existe folga no mercado, muito embora haja alguma melhora nos embarques. Um dos motivos é o clima favorável à cultura no Brasil.
Da Redação.