A AgRural afirma que a área cultivada com soja na safra 2021/22 do Brasil estava 24% colhida até a última quinta-feira (10), segundo o Canal do Boi. A assessoria diz ainda que 16% da colheita foi colhida há uma semana e que, na semana anterior, foram 9% em relação ao mesmo período do ano assado.
O estado do Mato Grosso lidera a colheita. Pouco mais da metade da área plantada foi colhida. Na em seguida, aparece mais distantes Rondônia e Paraná.
As chuvas que continuam frequentes no Mato Grosso tem feito a retirada da oleaginosa nos intervalos com estiagens. Por isso, o produtor tem se apressado em retirar a soja do campo sempre que é possível, para evitar a queda na qualidade do produto. Ainda assim, com o excesso de umidade e os grãos avariados são altos e atrapalham a logística do campo ao silo. Os estados de Rondônia e Minas Gerais vivem a mesma situação.
Nos outros estados produtores onde não houve quebra por causa da estiagem, a colheita se dá em áreas onde o produto fica pronto para ser colhido. Nos estados que sofreram quebras por causa da estiagem, a colheita avança na medida em que as seguradoras liberam. O Paraná relata baixa produtividade no Oeste e no Sudeste do estado. O problema foram a estiagem e forte calor. Nas outras regiões, a produtividade é melhor.
Milho
Ainda segundo o Canal do Boi, em Mato Grosso o plantio da safrinha de milho 2022 foi boa na semana passada, A área plantada é de 42% no Centro-Sul. Uma semana antes, apenas 24% foi plantada e, um avanço aos 11% do mesmo período de 2021. O milho verão tem uma área colida de 23% no Centro-Sul do Brasil. Em 2021, no mesmo período, a colheita havia atingido 17% há um ano atrás.
A AgRural prevê produção de soja na safra 2021/22 no pais na casa de 128,5 milhões de toneladas e a do milho de 110,9 milhões de toneladas.
Da Redação