Petróleo sobe mais de 3% após tensão entre Estados Unidos e Irã

Mercado reagiu a declarações de Donald Trump e do governo iraniano sobre risco de novos conflitos no Estreito de Ormuz

Por Da Redação, com Notícias Agrícolas
2 Min

Petróleo sobe mais de 3% após tensão entre Estados Unidos e Irã
Foto: reprodução

Os preços internacionais do petróleo fecharam em forte alta nesta sexta-feira (15) diante do aumento das tensões entre Estados Unidos e Irã. O mercado reagiu às declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, e do ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi.

O petróleo Brent encerrou o dia cotado a US$ 109,26 por barril, alta de US$ 3,54, equivalente a 3,35%. Já o petróleo WTI, referência nos Estados Unidos, fechou a US$ 105,42 por barril, avanço de US$ 4,25 ou 4,2%.

Na semana, o Brent acumulou valorização de 7,84%, enquanto o WTI avançou 10,48%. O movimento ocorreu em meio às incertezas envolvendo o cessar-fogo no conflito com o Irã e o temor sobre possíveis novos confrontos na região do Estreito de Ormuz.

O governo iraniano afirmou que mantém desconfiança em relação aos Estados Unidos, mas indicou que ainda considera soluções diplomáticas. Já Trump declarou que não aceitará que o Irã tenha armas nucleares e defendeu a reabertura total do estreito, rota por onde passa cerca de um quinto do petróleo e do gás natural liquefeito consumidos no mundo.

Analistas internacionais avaliam que o mercado voltou a precificar risco geopolítico elevado no Oriente Médio, principalmente pela importância estratégica do Estreito de Ormuz para exportadores como Arábia Saudita, Iraque e Catar.

 

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.