Na coluna Agro&Negócios desta segunda-feira (26), o economista Bruno Sbrogio aponta para uma situação econômica paradoxal no Brasil: a bolsa de valores alcança recordes, mas, simultaneamente, o Fundo Garantidor de Créditos intervém para proteger investidores afetados por falências bancárias. A falta de uma sólida âncora fiscal é um ponto de grande preocupação, gerando desconfiança e incerteza no mercado.
Apesar dos obstáculos internos, como um crescimento econômico moroso e a instabilidade política, o Brasil se consolida como um refúgio seguro na produção de alimentos e commodities. No cenário mundial, a atual fragmentação geoeconômica e a turbulência política em países como EUA e União Europeia criam um ambiente de alta volatilidade, mas também abrem espaço para oportunidades de investimento de longo prazo.
Diante disso, é fundamental que o governo brasileiro formule um plano estratégico para mitigar os riscos internos e, ao mesmo tempo, aproveitar as condições externas favoráveis.
Leia a coluna Agro&Negócios.
Boa leitura!