Importação de leite em pó no Paraná cai 50% em um mês

Nova legislação que veda a reidratação do produto importado cortou as compras externas pela metade em 30 dias, fomentando o debate sobre a proteção ao setor leiteiro nacional.

Por -Da Redação, com Notícias Agrícolas
1 Min

Importação de leite em pó no Paraná cai 50% em um mês
Foto: reprodução

A entrada em vigor da Lei nº 22.765/2025 provocou uma redução imediata de 50% na entrada de leite em pó estrangeiro no Paraná. A norma, proposta pelo deputado estadual Luis Corti (PSB), proíbe que o produto importado seja reidratado dentro do território paranaense.

Dados do Siscomex, analisados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), revelam que o volume desembarcado recuou de 250 toneladas em outubro para 125 toneladas em novembro de 2025. A mudança drástica ocorreu no intervalo de apenas um mês. O impacto financeiro acompanhou o recuo operacional.

Os gastos com a importação caíram de aproximadamente US$ 418 mil (R$ 2,2 milhões) para US$ 209 mil (R$ 1,1 milhão) no período. Além da economia de divisas, o movimento aliviou a pressão sobre o mercado interno.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.