Relatório divulgado neste mês pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e analisado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reforça o cenário de ampla disponibilidade global de trigo na temporada 2025/26. De acordo com os pesquisadores, o quadro de oferta elevada segue pressionando as cotações externas do cereal, mesmo diante das tensões geopolíticas persistentes na região do Mar Negro.
Segundo o Cepea, o reajuste positivo nas estimativas de produção, aliado a um crescimento mais moderado do consumo, resultou na elevação dos estoques mundiais. Esse desequilíbrio entre oferta e demanda tem limitado qualquer tentativa de recuperação mais consistente dos preços internacionais do trigo, apesar dos fatores de risco associados ao comércio global.
Conforme o USDA, a produção mundial de trigo na safra 2025/26 deve alcançar 837,8 milhões de toneladas. O volume representa aumento de 1,1% em relação à projeção divulgada em novembro e é 4,6% superior ao registrado na temporada 2024/25.
Já a demanda global é estimada em 822,97 milhões de toneladas, avanço de 0,5% frente ao mês anterior e de 1,5% na comparação anual.