Brasil recebe apoio de 80 países para reduzir uso de combustíveis fósseis
Proposta apresentada na COP30 ganha força entre nações do Norte e do Sul
Foto: Reprodução
Mais de 80 países declararam apoio ao plano proposto pelo Brasil para criar um roteiro global de redução do uso de combustíveis fósseis. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18), durante evento da COP30, em Belém. A proposta busca estabelecer metas e etapas para que o mundo diminua a dependência de petróleo, gás e carvão.
Representantes de países como Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, Quênia, Serra Leoa e Ilhas Marshall defenderam que a discussão não pode mais ser adiada. Para as nações mais vulneráveis, o aumento da temperatura global já ameaça vidas e economias inteiras.
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o apoio mostra a disposição dos países em enfrentar a principal causa do aquecimento - a queima de combustíveis fósseis. Segundo ela, a transição depende de financiamento, novas tecnologias e alternativas econômicas.
Movimentos sociais, porém, afirmam que comunidades diretamente afetadas por petróleo e gás não foram ouvidas. Em nota, o Instituto Internacional Arayara disse que o plano só será completo se incluir as populações que vivem nos territórios impactados.