Capobianco destaca combate ao desmatamento e preparação para novo El Niño
Ministro afirma que governo reforçou ações ambientais e prevenção a queimadas
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O ministro do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, afirmou que o Brasil voltou a tratar a preservação ambiental como instrumento de desenvolvimento econômico. A declaração foi feita em pronunciamento nacional em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo o ministro, o governo ampliou as ações preventivas diante da previsão de um novo fenômeno El Niño neste ano. Capobianco informou que foi mobilizado o maior contingente de brigadistas da história do país, além do reforço de aeronaves, equipamentos e repasses superiores a R$ 500 milhões para os corpos de bombeiros estaduais. Durante o pronunciamento, o ministro destacou a redução do desmatamento em diferentes biomas. Na Amazônia, a queda teria chegado a 50% nos últimos três anos. No Cerrado, a redução foi de 32%, enquanto no Pantanal alcançou 65%. Capobianco também ressaltou a ampliação de áreas protegidas, a retomada do Fundo Amazônia, investimentos em restauração florestal e a captação de R$ 204 bilhões em recursos voltados ao desenvolvimento sustentável. Segundo ele, critérios ambientais são cada vez mais decisivos para acordos comerciais e atração de investimentos internacionais.