Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo

Governo espera retorno americano sobre roteiro para negociações comerciais

Por - Da Redação, com Agência Brasil
2 Min

Brasil aguarda resposta dos EUA sobre proposta de acordo
Lula Marques/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quinta-feira (13) que o Brasil deve receber nos próximos dias a resposta dos Estados Unidos sobre a proposta de um “mapa do caminho” para avançar nas negociações comerciais entre os dois países. O chanceler se reuniu em Washington com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que demonstrou interesse em acelerar o processo.

O encontro ocorreu após a reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, em 26 de outubro, quando ambos concordaram em buscar soluções para reverter as tarifas extras impostas pelos EUA a produtos brasileiros.

Vieira afirmou que, no início de novembro, os dois países fizeram uma reunião virtual de alto nível. Nela, o Brasil apresentou resposta detalhada à lista de temas enviada pelos EUA. Segundo ele, Washington deve concluir a análise ainda nesta semana ou no início da próxima.

A expectativa é concluir até o fim de novembro um acordo provisório que sirva de roteiro para as negociações dos próximos um ou dois anos. As conversas ocorrem em meio às tarifas adicionais de 50% impostas pelos EUA a diversos produtos brasileiros.

A reunião em Washington também teve participação de diplomatas e negociadores do Brasil, como a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti e assessores do Itamaraty.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.