Entre 1º de outubro e 3 de novembro, o Brasil importou 9,3 milhões de toneladas de fertilizantes, segundo levantamento da agência marítima Williams Brasil.
O porto de Santos (SP) recebeu a maior parte do volume, com 2,5 milhões de toneladas, seguido por Paranaguá (PR), com 2,504 milhões. O estudo considera embarcações ancoradas, em espera e com chegada prevista até 7 de janeiro de 2026.
Na Argentina, a atividade comercial de fertilizantes segue lenta, afetada por questões políticas, climáticas e logísticas. As chuvas recentes causaram alagamentos e dificultaram o transporte, o que interrompeu as compras de insumos.
Os preços dos nitrogenados ficaram entre 440 e 450 dólares por tonelada, impulsionados pela menor oferta local. Já os fosfatados mantiveram estabilidade, com o DAP/MAP em torno de 745 dólares a tonelada.