Nota do Centro de Estudos Avançados em Economia Agrícola (Cepea), informa o site especializado CarneTec, afirma que o preço no atacado na Grande São Paulo das carnes suínas e de frango caíram em outubro, comparado ao mesmo período do mês anterior.
A nota avalia que a queda nos preços é motivada pela diminuição do poder de compra do consumidor, inflação elevada e limite de compra de animais pelos frigoríficos para o abate. Outro item que pesa é a desaceleração das exportações dessas carnes, que começaram o mês mais intensas do que terminaram.
Até sexta-feira (29) a carcaça suína especial caiu 6,37%, com média de R$ 9,85. Com o frango não foi diferente. O congelado caiu 3,11% a R$ 7,79 o quilo, com o resfriado sendo comercializado a 8,10 o quilo, uma queda de 1,94% no mês.
O CarneTec afirma que “que o poder de compra do avicultor paulista ficou mais elevado em outubro, em relação a setembro. Os preços médios do frango vivo ficaram estáveis em outubro enquanto os valores dos insumos usados na nutrição animal caíram”.
Da Redação.