Entidades criticam manutenção da Selic em 15% ao ano

Centrais sindicais e setor produtivo dizem que juros altos travam economia

- Da Redação, com Agência Brasil
18/09/2025 09h21 - Atualizado há 3 horas
Entidades criticam manutenção da Selic em 15% ao ano
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a Selic em 15% ao ano dividiu opiniões. O anúncio, feito nesta quarta-feira (17), veio acompanhado da justificativa de que há incertezas no cenário internacional e que a inflação no Brasil continua acima da meta.

Para a FecomercioSP, a medida foi correta, já que a inflação de serviços ainda está alta. A CNI, no entanto, chamou a decisão de “injustificada” e disse que o Banco Central mantém uma postura “conservadora” que trava investimentos.

A CUT criticou a taxa elevada e afirmou que os juros não combatem o tipo de inflação do Brasil, mas aumentam o endividamento e reduzem empregos. A Força Sindical disse que a medida “se curva aos especuladores” e prejudica consumo e salários.

Entre economistas, houve visões diferentes. Gilberto Braga (IBMEC) e Rafael Cardoso (Banco Daycoval) viram cautela e previsibilidade na decisão. Já Pedro Rossi (Unicamp) avaliou que a Selic em 15% “machuca a economia” e reduz competitividade internacional.


Notícias Relacionadas »