A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que vai destinar R$ 300 milhões para a compra de arroz da safra 2025/2026. A medida deve beneficiar cerca de 200 mil toneladas do grão.
O programa funciona por meio dos Contratos de Opção de Venda (COV), que garantem ao produtor o direito de vender o arroz ao governo federal por um preço fixo. Caso o mercado ofereça valor maior, o produtor pode optar por não usar o contrato e vender ao setor privado.
Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, a medida dá segurança ao agricultor antes mesmo da semeadura. “É a mão amiga do governo federal, garantindo uma remuneração justa e previsível”, disse.
Os contratos de arroz adquiridos pela Conab vão para os estoques públicos. Esses estoques podem ser usados em emergências e também ajudam a evitar grandes oscilações de preço ao consumidor.
Esta é a terceira rodada de apoio em menos de um ano. Somando as três, já foram mobilizados R$ 1,5 bilhão. A primeira foi lançada no fim de 2024 e a segunda em junho deste ano, quando os preços da saca de arroz chegaram a cair mais de 40%.