18/10/2021 às 10h15min - Atualizada em 18/10/2021 às 13h41min

Funcafé define repasse de R$ 1,31 bi para produtores prejudicados com a geada

A Reunião no Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) realizada pelo Conselho Deliberativo da Política do Café definiu como regras para a liberação de R $ 1,31 bilhão do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafe) para suporte aos cafeicultores que perderam as lavoras durante a crise hídrica e, principalmente, nas geadas de julho. Ficou definido que a linha de crédito vai custar 7% de juro ao ano.

Agora, a decisão tem que ser referendada pelo Conselho Monetário Nacional, para disponibilizar essa linha de crédito aos 34 Agentes Financeiros que operam com o Funcafé, de maneira que não haja início de novembro o recurso disponível à disposição dos cafeicultores.

Com essas decisões a Ministério Tereza Cristina atende ao compromisso assumido quando da sua viagem a Minas Gerais de garantia aos cafeicultores medida de apoio nesse momento de crise, em virtude da seca e geada que atingiu como lavouras de café.

Para a recuperação e replantio das áreas afetadas o orçamento deve acompanhar o serviço técnico expedido por Engenheiro Agrônomo acreditado pelo agente financeiro ou pela Empresa Estadual de Assistência Técnica.

Para o financiamento do replantio será exigido o enquadramento no zoneamento de risco climático em áreas que sejam aptas para a atividade cafeeira.

Os limites de crédito variam de acordo com o manejo a ser aplicado na lavoura. Decote, esqueletamento, recepa e arranquio são práticas culturais aplicadas no café, quando ocorre uma injuria na planta (climática, ataque de pragas, envelhecimento da planta etc.).

Da Redação, com Mapa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.