Uma forte massa de ar polar deve derrubar as temperaturas e provocar geadas generalizadas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nas madrugadas desta terça (1º) e quarta-feira (2), segundo alerta agroclimático da Rural Clima. O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos não descarta a formação de geadas também no sul do Paraná nesses dias.
O especialista explica que essa massa de ar polar chegou ao Brasil afastando a frente fria que, nos últimos dois dias, deixou volumes acima de 100 milímetros no RS, causando alagamentos e interrompendo o plantio do trigo. No Paraná, as chuvas também impediram o avanço da colheita do milho safrinha.
Apesar de o sistema frontal ainda provocar chuvas nesta segunda-feira em SC e PR, deve se afastar para o Atlântico. Isso deve impedir que o frio atinja com força a região Sudeste, evitando uma queda mais brusca das temperaturas nos próximos dias.
No Paraguai, a passagem da frente fria vai abrir o tempo nos próximos dias, favorecendo a colheita. Mas a chegada da massa de ar polar deve provocar forte resfriamento, com risco de geadas no sul do país entre terça e quarta. Só a partir de quinta-feira as temperaturas devem voltar a subir, segundo a meteorologista Ludmila Camparotto.
Já nos Estados Unidos, os próximos 15 dias devem ter bons volumes de chuvas, o que em geral beneficia as lavouras. Porém, o excesso de precipitações no sul do país começa a levantar preocupações, enquanto no norte o problema é o calor acima do normal. Para os próximos dias, mesmo com chuvas um pouco menores, a expectativa é de que elas retornem com força na semana que vem, afirma Santos.