O Brasil vai ter sua quarta usina de biometano do país instalada num aterro sanitário da capital paulista. Será a primeira no estado de São Paulo. A autorização para a instalação da usina é da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulatório do Ministério das Minas e Energia, informa a Agência Brasil. A responsável será a empresa Zeg Biogás e Energia.
A autorização foi dada nesta segunda-feira (27) e publicada no Diário Oficial da União. Segundo a ANP, o biometano é um combustível renovável utilizado em vários países e, para a sua produção, utiliza resíduos existentes em aterros sanitários. Nota da ANP diz que a fábrica "representa, ainda, um incremento na oferta de gás a ser injetado na rede de distribuição".
Nos últimos anos o Brasil vem construindo uma legislação específica pra a produção do biometano. Houve uma regulamentação em 2018. Em 2017 já havia fixado regras de controle da qualidade do biometano de aterros sanitários e de estações de tratamento de esgoto.
A maior do país
Outra autorização da ANP, publicada no Diário Oficial da União, atende pedido da Inpasa Agroindustrial. Localizada na cidade de Sinop (MT), a empresa obteve aval para expandir sua capacidade para produzir etanol hidratado e etanol anidro.
Nos dois casos, a produção poderá aumentar de 1.750 metros cúbicos ao dia para 3.000 metros cúbicos ao dia. De acordo com a ANP, a unidade da Inpasa Agroindustrial, que produz etanol a partir do milho, passará a deter a maior capacidade autorizada do país. Segundo o órgão regulador, as duas novas autorizações "poderão auxiliar no avanço do país com relação a uma matriz energética mais limpa e renovável".
Da Redação.