Os robôs estão chegando ao campo para substituir máquinas e pessoas, promovendo economia e aumentando a produtividade. Fundo administrado pelo empresário de Tecnologia de Informação, Bill Gates, investe na proposta.
A startup do Vale do Silício levantou US$ 50 milhões com ajuda do fundo de tecnologia Breakthrough Energy, administrdo pelo magnata Bill Gates. A empresa, Iron Ox, já se vale de robôs num sistema de hidroponia e reduz em 90% o uso de água em plantações tradicionais, segundo o presidente-executivo Brandon Alexander, informa o MoneyTimes.
O estudo está sendo realizado numa área de 10 mil metros quadrados na Califórnia. O estado atravessa uma seca histórica.
Segundo MoneyTimes, “os robôs movem pallets de manjericão genovês e um braço robótico movimenta os pallets para inspeção” e “sensores checam níveis de nitrogênio e de acidez da água para um crescimento saudável das plantas”.
Para o executivo, “os sensores avaliam o que está faltando e de que a qlanta precisa”. Ele também informa que a água não usada pode ser bombeada de volta par ao sistema e usada posteriormente.
As experiências da empresa Iron Ox passam por cultivar manjericão tailandês e morangos. Já trabalha para produzir coentro, salsa e tomates.
“Para realmente eliminar o desperdício, para realmente chegarmos ao próximo nível de sustentabilidade e impacto, temos que repensar todo o processo de cultivo”, disse Alexander.]
Da Redação.