Invasões de terra em 2025 já superam total de 2024; agro pressiona

Levantamento da CNA aponta 53 casos até abril, com MST à frente de 46 ações; Bahia e Pernambuco concentram maior número de ocorrências

- Da Redação, com Notícias
12/05/2025 08h35 - Atualizado há 14 horas
Invasões de terra em 2025 já superam total de 2024; agro pressiona
Foto: divulgação MST

O número de invasões de terra nos primeiros quatro meses de 2025 já ultrapassou o total registrado em todo o ano de 2024, segundo levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Até abril, foram contabilizados 53 casos, ante 46 em todo o ano passado, com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) responsável por 46 dessas ações. Pernambuco (20 invasões) e Bahia (8 invasões) lideram as ocorrências.  
 

O tema foi debatido em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, onde o líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), criticou o governo federal pela escalada de conflitos. *"Essa escalada de invasões não é coincidência. É resultado direto de uma permissividade ideológica promovida pelo governo atual"*, afirmou. Parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) também questionaram o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, sobre a presença de integrantes do MST em comitês de mediação de conflitos.  
 

Frederico Buss, advogado da HBS Advogados, reforçou a necessidade de produtores adotarem medidas preventivas. "Em caso de movimentações suspeitas, é fundamental acionar imediatamente a segurança pública e as entidades de classe", destacou.  
 

Enquanto isso, o MST segue mobilizado no Rio Grande do Sul, famílias continuam acampadas no Incra de Porto Alegre após 20 dias de protestos do "Abril Vermelho", aguardando negociações com o governo.  

 

Notícias Relacionadas »