A cadeia produtiva da carne no Brasil terá um novo espaço estratégico para debates e troca de experiências. Foi lançado oficialmente durante a 90ª ExpoZebu, em Uberaba (MG), o Congresso Nacional da Carne (Conacarne), que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Na primeira edição, a expectativa é reunir mais de 2 mil participantes, entre produtores rurais, representantes da indústria frigorífica, técnicos, pesquisadores, empresários e autoridades do setor público e privado. A programação será voltada para os principais desafios e oportunidades do setor pecuário, com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade.
Para o presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, o congresso representa uma oportunidade de dar mais visibilidade ao setor e fomentar negócios. “Crescemos nos últimos anos e temos muitas oportunidades pela frente para explorar”, afirmou. Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, destacou a relevância do evento: “Precisávamos de um congresso como esse. A ABCZ está comprometida com o desenvolvimento do setor”.
Entre os temas que serão abordados estão sanidade animal, exportações, rastreabilidade, bem-estar animal, políticas públicas, uso de tecnologia e práticas sustentáveis. O objetivo, segundo os organizadores, é consolidar o Brasil como referência mundial em qualidade, produtividade e responsabilidade ambiental na produção de carne.