A Frangos Piovesan, sediada em Frederico Westphalen (RS), retomou na última semana as operações de abate em sua unidade industrial, após quase oito meses de paralisação devido a um incêndio que destruiu 90% da planta em agosto de 2024.
A retomada foi anunciada na sexta-feira (11), por meio de uma postagem nas redes sociais da empresa. “Iniciamos uma nova história: hoje começou o primeiro abate após o retorno!”, celebrou a Frangos Piovesan no Instagram.
Segundo o presidente da empresa, Vanderlei Piovesan, a reconstrução começou ainda em novembro do ano passado, dois meses e meio após a tragédia. “O primeiro pilar, a gente colocou no dia 19 de novembro e hoje, um pouco mais de quatro meses depois, a nossa estrutura está 90% concluída, com maquinário moderno e uma capacidade produtiva muito maior do que antes”, afirmou o executivo em vídeo publicado no início de abril.
A nova estrutura elevou a capacidade de abates de 4 mil para 10 mil frangos por hora. Atualmente, são abatidos 22 mil frangos por dia em quatro dias da semana, mas a meta da empresa é atingir 25 mil frangos por dia, operando de segunda a sexta-feira.
Além da retomada das atividades principais, a Frangos Piovesan anunciou o lançamento de uma nova linha de embutidos, com destaque para os produtos Calabresa e Salsicha Frangos Piovesan, ampliando sua atuação no mercado de alimentos processados.
A reconstrução da planta e a modernização da linha de produção representam uma virada importante para a empresa, que busca recuperar o ritmo de crescimento e garantir competitividade no setor de proteína animal, fundamental para a economia da região.