09/09/2021 às 16h14min - Atualizada em 09/09/2021 às 16h14min

Mal da vaca louca deve limitar exportações em setembro

O mês de setembro começou em ritmo intenso no mercado da carne bovina, reflexo do recorde de vendas em agosto. Porém, a confirmação de dois casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), o “mal da vaca louca”, que resultaram nas suspensões dos embarques da proteína brasileira para alguns países, como a China por exemplo, deve desacelerar as exportações da proteína bovina. As informações são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), instituição ligada à Esalq/USP.

Em relatório divulgado nesta quinta (9), o Cepea alerta que “no geral, agentes do mercado consultados pelo Cepea esperam que a retomada das vendas ocorra o mais breve possível, seja pela negociação entre as autoridades brasileiras e do mercado internacional, seja pela dependência mundial pela carne brasileira. No mesmo sentido, o mercado externo também é muito importante para a cadeia pecuária nacional como um todo”.

Com relação ao mercado interno, o Cepea também indica baixa liquidez. Segundo pesquisadores do Cepea, “a notícia de casos de EEB somou-se à baixa oferta de animais para abate e ao fato de que parte dos frigoríficos havia preenchido as escalas para alguns dias, fazendo com que novos negócios fossem postergados no início desta semana”.

Da Redação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.