O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou que 386 dos 654 frigoríficos estadunidenses habilitados para exportar carne bovina para a China estão com suas licenças expiradas e sem renovação. As habilitações venceram no último domingo (16), e a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) não atendeu às solicitações do governo dos EUA para prorrogar o prazo de validade no sistema CIFER.
Enquanto os estabelecimentos de carne bovina seguem sem permissão para exportar, na segunda-feira (17), a GACC anunciou a reabilitação das licenças de dois frigoríficos de carne suína e 71 de carne de aves, além de 14 de laticínios. Todos esses estabelecimentos terão agora uma licença válida por cinco anos.
Ainda segundo o USDA, a China renovou as licenças de todos os demais estabelecimentos de carne suína (363) e de aves (139) que estavam com registros vencidos. O órgão também destacou que, embora alguns registros tenham vencido em fevereiro, as renovações cobrem todo o período, garantindo a elegibilidade dos produtos para exportação.
A falta de renovação das licenças para carne bovina ocorre em um contexto de tensões comerciais entre os dois países, levantando preocupações sobre o futuro das exportações estadunidenses para o mercado chinês, um dos principais destinos da carne dos EUA.