Outono começa com previsão de chuvas abaixo da média e calor acima do esperado em grande parte do Brasil

Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste devem enfrentar seca e temperaturas elevadas nos próximos meses, segundo Inmet

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
20/03/2025 09h38 - Atualizado há 2 semanas
Outono começa com previsão de chuvas abaixo da média e calor acima do esperado em grande parte do Brasil
Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na quarta-feira (19) seu prognóstico climático para o outono de 2025, que começa nesta quinta-feira (20) às 06h10 e se estende até o dia 20 de junho. A previsão indica chuvas abaixo da média histórica nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, acompanhadas de temperaturas acima do esperado para o período.
 

Centro-Oeste:
 

A redução das chuvas já é característica da transição para o período seco na região, que ocorre a partir de abril. No entanto, os volumes de precipitação devem ficar ainda mais baixos do que a média histórica. As temperaturas tendem a se manter acima do normal, reforçando a sensação de calor nos próximos meses.
 

Sudeste:
 

Apesar da previsão de chuvas abaixo da média, há chance de eventos pontuais de chuvas intensas na porção leste da região, causadas pela passagem de frentes frias no oceano. As temperaturas devem superar a média histórica, mas incursões de massas de ar frio podem provocar quedas temporárias nas áreas de maior altitude.
 

Sul:
 

A seca deve predominar, especialmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. No centro-sul gaúcho, as chuvas podem variar entre próximas e ligeiramente acima da média. As temperaturas ficarão elevadas, mas a entrada de massas de ar frio nos próximos meses pode provocar quedas acentuadas nas áreas mais altas.
 

Nordeste:
 

O centro-sul da região deve enfrentar escassez de chuvas, enquanto o norte, influenciado pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), pode registrar chuvas mais regulares. As temperaturas acima da média devem predominar, embora áreas da costa norte possam ter períodos mais amenos devido à maior ocorrência de dias chuvosos.
 

Norte:
 

No centro-norte da região, as chuvas devem ficar acima da média histórica, enquanto o sul tende a registrar precipitações próximas ou abaixo da média. As temperaturas devem se manter elevadas, podendo atingir até 2ºC acima do normal no sudeste do Pará e no oeste do Tocantins.

 

 


Notícias Relacionadas »