Brasil bate recorde em exportações agropecuárias e expande mercados internacionais

Crescimento nas vendas de café, celulose e algodão impulsiona balança comercial e fortalece presença global

- Da Redação, com Mapa
17/02/2025 08h01 - Atualizado há 4 dias
Brasil bate recorde em exportações agropecuárias e expande mercados internacionais
Foto: Divulgação/Porto de Santos

O agronegócio brasileiro começou 2025 com um forte desempenho nas exportações, alcançando US$ 11 bilhões em janeiro – o segundo maior valor da série histórica para o período. Além disso, o país ampliou sua atuação no comércio internacional, conquistando a abertura de 24 novos mercados.
 

Mesmo com a queda nas exportações de soja, milho e açúcar, a valorização de algumas commodities, como café, celulose e carnes, garantiu um aumento de 5,3% no índice geral de preço. Produtos como suco de laranja e cacau também apresentaram alta nas cotações internacionais, contribuindo para o avanço da balança comercial do setor.
 

Setores estratégicos registraram forte crescimento, com destaque para as exportações de café verde (+79,4%), celulose (+44,1%) e algodão (+47,5%). A carne suína também teve aumento expressivo, puxado pela demanda crescente de países como Japão e Filipinas.
 

A diversificação dos mercados tem sido uma estratégia central do governo brasileiro, e os números confirmam os avanços. Países como Paquistão (+166,3%), Bangladesh (+85,1%) e Turquia (+122,7%) tiveram crescimento expressivo na compra de produtos agropecuários brasileiros. Enquanto isso, a União Europeia ampliou suas importações em 39,5%, totalizando US$ 1,89 bilhão. A China, maior parceira comercial do Brasil, também elevou suas compras, especialmente de celulose e fumo.
 

No próximo mês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará Japão e Vietnã para estreitar laços comerciais e abrir novas oportunidades para o agronegócio brasileiro, com foco na exportação de frutas. Recentemente, o Brasil marcou presença na maior feira mundial do setor, realizada em Berlim, reforçando a estratégia de internacionalização da produção nacional.
 

Os dados demonstram que a diversificação da pauta exportadora brasileira segue avançando. Além do crescimento de produtos tradicionais, itens como óleo essencial de laranja, gergelim e sebo bovino também ganham relevância no mercado externo, abrindo novas oportunidades para os produtores nacionais.
 

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, destacou a importância das novas ferramentas desenvolvidas pelo Ministério da Agricultura para apoiar o setor. “Nosso objetivo é fortalecer a inserção do Brasil no mercado internacional, garantindo crescimento sustentável, geração de empregos e renda para o país.”


 

 


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