As negociações para a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira estão avançadas e podem ser concluídas até o final deste ano, segundo Roberto Perosa, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec).
Perosa embarcou para o Japão no sábado (8) para uma série de reuniões com autoridades locais, incluindo o Ministério da Agricultura japonês. O objetivo da missão, organizada pela Abiec e com participação do setor privado, é discutir as exigências sanitárias e documentais necessárias para viabilizar as exportações.
“O setor segue trabalhando para atender a todos os requisitos, e há um ambiente favorável para a conclusão das tratativas nos próximos meses”, afirmou o executivo.
Além do Japão, Perosa destacou que o Brasil também está em fase avançada de negociações para exportar carne bovina à Turquia, ao Vietnã e à Coreia do Sul. Esses mercados representam cerca de 30% da demanda global pelo produto e são considerados estratégicos para o país.
O governo brasileiro, por sua vez, segue dialogando com as autoridades japonesas. Uma visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão está prevista para março, o que pode impulsionar ainda mais as negociações.