A Petrobras informou, nesta quarta-feira (4), que atendeu a todas as exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em relação à exploração de petróleo na Margem Equatorial, localizada na Bacia da Foz do Amazonas.
Durante o Fórum Brasil de Energia, realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, detalhou que a empresa entregou o relatório solicitado pelo Ibama no final de novembro de 2024.
Chambriard também anunciou que a empresa está construindo um centro de reabilitação da fauna em Oiapoque, no Amapá, com previsão de conclusão para março deste ano. O material entregue ao Ibama inclui respostas a todas as demandas ambientais da exploração, e a companhia aguarda a avaliação final do instituto.
A Bacia da Foz do Amazonas, onde a Petrobras detém 16 poços exploratórios, é uma das áreas críticas na região da Margem Equatorial. Apesar da autorização para perfurar apenas dois poços no Rio Grande do Norte, a empresa busca reconsideração para expandir as operações, enquanto ambientalistas manifestam preocupações sobre os impactos ambientais da exploração.